top of page

Blog Literário 
Seu espaço para ler, escrever e viajar pelo mundo das letras.

João Calazans Filho

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Escritor, professor, pensador... Apresentamos este autor baiano, contemporâneo e plural, que traz a sabedoria popular e a filosofia como possibilidades de sonhar, de analisar e de propor mudanças. Calazans é um autor de paradigmas.

João Calazans Filho nasceu em um pequeno vilarejo baiano, encravado entre montes e matas nativas cortadas por riachos, desenhadas nos traços perfeitos dO Artista Maior, criador do universo, que esboçou em paisagem poética aquela terra que viria a se chamar Jacareci.

Calazans como é mais conhecido por todos, partiu logo cedo à cidade de Camacan, cidade "da moda" da da região, a maior produtora individual de cacau do mundo. o Eldorado das amêndoas achocolatadas.

Camacan acolheu o autor e seus familiares, abrindo-lhe as portas do desenvolvimento, proporcionando a magia necessária, acrescentando significado a tudo que poderia acrescentar a sua vida.

Camacan, tomando a responsabilidade de Jacareci, estendeu as pontes necessárias, de maneira que Calazans pudesse andar com suas pernas para conquistar novos horizontes.






Livros para download gratuito:


Romance Ficção

Às vezes, encontramos o belo em coisas complexas. Queremos explicações, procuramos organizar o mundo, buscamos harmonia, ansiamos pelo mundo ideal. Não, definitivamente este não é o mundo do escritor João Calazans Filho. E “A Salamandra” é o reflexo deste universo cru, real, possível e absolutamente lúdico, de um escritor que capta o profundo através da superfície, num olhar telúrico, doce, irônico... E, às vezes, sarcástico. A Salamandra é um convite pessoal do escritor a este seu mundo, localizado bem ali, no sul da Bahia. Intrigas, boemia, traições, assassinatos, planos obscuros e jogos de poder. A Salamandra é um romance universal, recheado de paixões, amores improváveis e muita maledicência. Um viva à cultura popular, à linguagem do povo, do mais simples ao mais requintado, do religioso ao profano, do mítico ao mundo real, do lógico ao realismo fantástico. Simplesmente apaixonante. O Romance traz como pano de fundo uma série de assassinatos envolvendo criminosos políticos, corruptos e corruptores. A saga de um povo oprimido e escravizado. A Salamandra traz vários tipos de escravidão: a física, a psicológica, a financeira, mostrando a fragilidade do homem diante do abuso da força, do poder e da autoridade usurpada por canalhas, assassinos, facínoras. Muito além, é um espelho de quem somos ou de quem deveríamos ser. A verdade e a justiça, o sexo e o amor, a paixão e o desespero, a sede de poder e o desejo pelo dinheiro fácil. Misture tudo isso numa sopa universal e teremos o ambiente de escritor único, que traz a verdade “nua e crua” temperada com a arte de um povo que precisa “se virar” para sobreviver, sem nunca perder sua essência, sua moral, sua forma de dizer: Vamos lutar pela liberdade até o fim. A Salamandra é um convite ao interior do próprio ser humano.



Literatura Infantil

Lá vem João com o seu pé de cacau... Oxente, não é “João e o pé de feijão” (de Benjamin Tabart)? Não, não. O cacau deste nosso João, o Calazans, tem um pé encantado e já o abraçou e à criançada feliz, que tem a oportunidade agora de se deliciar com suas amêndoas doces. E assim será O Pé de Cacau Encantado, livre da vassoura de bruxa, saudável, belo, para se lambuzarem de cultura e entretenimento todas as crianças do mundo. Afinal, a leitura, bem como o chocolate, deve ser servida à mesa, três vezes ao dia. Ah, João, como o João do pé de feijão, distribua suas sementes mágicas de cacau em troca do conhecimento, da alegria e da vida dessas crianças, que vão germinar e darão origem a estrelas gigantes para iluminar o céu. Allana e Giovanna têm muito que sorrir, que sonhar, que se orgulhar desse tio que as insere no mundo da fantasia, planando sobre as asas de um imenso beija-flor — ou teria sido d’um uirapuru? Vai lá saber!



Outros livros do autor: Clique Aqui!




35 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ed Borges

bottom of page