Deixe sua resposta à questão e compare com as outras. Comente, opine, debata.
Observe:

Como desvios, elencados na competência 01, temos alguns elementos de escrita e gramaticais - facilmente identificados com nossa correção gramatical (fase 2). Mas é possível observar mais dois elementos: escolha de registros e escolha vocabular (precisão na escolha do léxico.)
Então, a informalidade/oralidade e a escolha vocabular devem integrar a nossa correção gramatical.
Você já tinha pensado desta forma? Sempre considerou a informalidade como um problema gramatical (estrutura sintática) e não na estrutura textual (estrutura organizacional)?
cite exemplos comuns de "marca de oralidade", encontrados em redações.
Um dos problemas que observamos nas redações dos alunos é interferência da modalidade oral na escrita. É, sem dúvidas, um dos mais difíceis de corrigir devido aos elementos externos que esses estudantes têm contato, uma vez que se usa mais a fala à escrita. Uma das marcas mais comuns que aparecem é o "então", ou o uso excessivo da conjunção aditiva "e", recursos estes muito utilizados na fala.
Marcas de oralidade são muito comuns em redações. Além da influência exercida pela própria fala e da falta de prática da escrita , a ausência do hábito de leitura também é um fator influente.
Expressões como: "A gente deve" ,"caminho das drogas" , assim como o uso excessivo da conjunção "que", e contrações do tipo "pras, pros" , são facilmente encontradas nos textos
A planilha de correção do ENEM anualmente é reformulada e a cobrança dessa informalidade, de maneira explícita, é um pouco recente. Antigamente, eu ficava com bastante dúvida em qual competência apenar, mas agora ficou bem mais claro e objetivo para o corretor.
Há várias marcas de oralidade: pra, vc, aí, velho, tipo, na onde, etc..