Analise o conteúdo e faça um comentário conforme a proposta apresentada abaixo:
A primeira competência da Matriz de Referência do Enem avalia o domínio que
os participantes desse exame apresentam em seus textos quanto à modalidade
escrita formal da Língua Portuguesa. Essa avaliação é pautada pelo que dispõe
a norma-padrão e deve levar em consideração que o domínio dessa norma está
estratificado em níveis que contemplam tanto o léxico e a gramática quanto a
fluidez da leitura, a qual pode ser prejudicada ou valorizada por uma construção
sintática ruim ou boa.
Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
Níveis de desempenho:

Na avaliação dos textos, podemos encontrar quatro possibilidades de estrutura
sintática: a deficitária, a regular, a boa e a excelente; quanto aos desvios, eles podem
ser muitos, alguns, poucos ou, no máximo, dois. Há também um tipo específico
de texto, a saber, aquele que apresenta estrutura sintática inexistente.
Detalharemos a seguir como os textos podem ser avaliados segundo tais critérios.
Vejamos como esses tipos de estrutura sintática e as quantidades de desvios podem
se combinar nos seis níveis que compõem a avaliação da Competência I.

Proposta de debate:
A divisão da competência 01 em "desvios" e "estrutura sintática" estabele dois critérios que se combinam. Explique as possibilidades de combinações entre os tipos de estrutras sintáticas e os desvios cometidos.
Baixe aqui a apostila Competência 01 do ENEM - Material do INEP completo.
São possibilidades que merecem olhar mais cuidadoso, atencioso e detalhista, já que se assemelham em alguns pontos e divergem também com relação ao emprego do E/OU/ MUITOS/POUCOS/ ALGUNS desvios, de modo que a correção seja feita com o máximo de atenção possível.